domingo, 10 de abril de 2011

SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA

Para um fazer pedagógico com eficiência é importante refletir a partir destes princípios:
Não há docência sem discência
Ensinar exige rigorosidade metódica
Ensinar exige pesquisa
Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos
Ensinar exige criticidade
Ensinar exige estética e ética
Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo
Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação
Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática
Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural
Ensinar não é transferir conhecimento
Ensinar exige consciência do inacabamento
Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado
Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando
Ensinar exige bom senso
Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores
Ensinar exige apreensão da realidade
Ensinar exige alegria e esperança
Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível
Ensinar exige curiosidade
Ensinar é uma especificidade humana
Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade
Ensinar exige comprometimento
Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo
Ensinar exige liberdade e autoridade
Ensinar exige tomada consciente de decisões
Ensinar exige saber escutar
Ensinar exige reconhecer que a Educaçãso é ideológica
Ensinar exige disponibilidade para o diálogo
Ensinar exige querer bem aos educandos.
RETIRADO DO LIVRO :” PEDAGOGIA DA AUTONOMIA” DE PAULO FREIRE.

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