sexta-feira, 11 de março de 2011

TODO EDUCADOR COMPROMETIDO COM A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

ESTE TEXTO FOI TRADUZIDO POR ROMEU KAZUMI SASSAKI (NÃO ENCONTREI DE QUEM É O ORIGINAL).PORÉM, PENSO QUE ELE É MUITO INTERESSANTE E ÚTIL PARA NOSSO PENSAR E FAZER PEDAGÓGICO, PERANTE UMA POSTURA INCLUSIVISTA.
Todo educador comprometido com a inclusão...
Está mais interessado naquilo que o aluno deseja aprender do que em rótulos sobre ele.
Respeita o potencial de cada aluno e aceita todos os estudantes igualmente.
Adota uma abordagem que propicie ajuda na solução de problemas e dificuldades.
Acredita que todos os educandos conseguem desenvolver habilidades básicas.
Estimula seus alunos a direcionarem seu aprendizado de modo a aumentar sua autoconfiança, a participar mais plenamente na sociedade, a usar mais o seu poder pessoal e a desafiar a sociedade para a mudança.
Acredita nos alunos e em sua capacidade de aprender.
Deseja primeiro conhecer o aluno e aumentar a sua autoconfiança.
Acredita que as metas podem ser estabelecidas e que , para atingi-las pequenos passos podem ser úteis.
Defende o principio de que todas as pessoas devem ser incluídas em escolas comuns da comunidade.
Sabe que ele precisa prover suportes ( acessibilidade arquitetônicas, atendentes pessoais, profissionais de ajuda, horários flexíveis etc) a fim de incluir todos os alunos.
Está preparado para indicar recursos adequados a cada necessidade dos alunos, tais como:livros,entidades, aparelhos.
Sabe que a aprendizagem deve estar baseada nas metas dos alunos e que cada aluno será capaz de escolher métodos e materiais para aprender lições.
Fornece informações sobre recursos externos à escola e intermedia a conexão com pessoas e entidades que possam ajudar o aluno na comunidade.
Estimula outras pessoas importantes na vida do aluno a se envolverem com o processo educativo.
É flexível nos métodos de avaliação, pois sabe que os testes, provas e exames provocam medo e ansiedade nos alunos.
Utiliza as experiências de vida do próprio aluno como fator motivador da aprendizagem dele.
Indaga primeiro o aluno com deficiência se ele quer partilhar dados sobre sua deficiência e só em caso afirmativo passa essa informação para outras pessoas.
É um bom ouvinte para que os alunos possam falar sobre a realidade da vida que levam.
Adota a abordagem centrada no aluno e ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades para o uso do poder pessoal no processo de mudança da sociedade.

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