HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS FIZ UMA ESPÉCIE DE ADAPTAÇÃO DO TEXTO/MENSAGEM DE "Emily Kingsley", PARA TRABALHAR COM PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU MÚLTIPLA NA REDE COMUM DE ENSINO.
EIS O TEXTO/MENSAGEM QUE SERVE DE REFLEXÃO:
Bem Vindo à Holanda
”Muitas vezes me pediram para descrever a experiência de educar uma criança com deficiência. Então, com o intuito de tentar ajudar as pessoas a compreenderem o que e como é esse tipo de vivência e experiência , exemplifico desta forma:
Ter um bebê com deficiência ou então receber uma turma de alunos com alunos com deficiência inclusos para trabalhar durante um ano letivo, é como se você fosse planejar uma fantástica e excitante viagem de férias para a Itália.
Você compra livros, roupas, faz planos maravilhosos. Sonha com os momentos incríveis que irá passar em locais como o Coliseu, passear nas gôndolas de Veneza, visitar a Capela Sistina e ver as pinturas de Michelangelo. Até ensaia algumas frases em italiano.
Meses de ansiosa espera e chega o momento da viagem. Você pega suas malas, avisa a família e vai para o aeroporto. Depois de algumas horas de vôo, o avião aterrisa suavemente e a aeromoça diz:
_Bem vindos à Holanda!
- Holanda? O que é isso? Eu não comprei passagem para a Holanda!
- Houve uma mudança no plano do vôo. Aqui é a Holanda e é aqui que você vai ficar.
A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar.Um lugar diferente.
Você logo percebe que deve sair e comprar novos guias que lhe ajudarão. Percebe em seguida a necessidade de aprender uma nova língua com urgência.
Conseqüentemente, você irá encontrar também um novo grupo de pessoas. É um lugar diferente, mais lento e menos vistoso do que a Itália. Mas depois de permanecer um pouco no local, você se acalma, respira fundo, dá uma olhada ao redor e descobre encantada que a Holanda tem lindos moinhos de vento, que a Holanda tem campos de tulipa e até Rembrandts e Van Goghs.
Mas todos os seus conhecidos estão ocupados indo e vindo para e da Itália, e todos se gabando da diversão que usufruem. E pelo resto da sua vida você vai dizer:
- É para onde eu queria ter ido. Foi o lugar que eu planejei.
Para alguns essa perda nunca vai passar. Porque para eles a perda de um sonho é realmente muito significante.
Mas se você passar sua vida lastimando o fato de não ter ido à Itália, você pode nunca se sentir livre para apreciar as coisas adoráveis e delicadas da Holanda.”
Assim também é com a inclusão da criança com deficiência, se quisermos só trabalhar com as “ditas normais”, com as turmas “homogêneas”, com alunos sem problema, sem dificuldade de aprendizagem... com certeza ficaremos o ano todo reclamando, sofrendo, nos angustiando...Mas, se aceitarmos esse desafio e mudarmos o foco de nosso olhar, vamos perceber o quanto temos a ganhar com isso, o quanto poderemos também aprender,o quanto iremos evoluir , progredir profissionalmente, pessoalmente...Pois , o excelente profissional não é aquele que ensina bem o aluno bonzinho, disciplinado, que tem facilidade em aprender...o excelente profissional é aquele que ensina e faz evoluir o considerado mau aluno, aquele com dificuldades intelectuais, sociais, culturais e emocionais.
O excelente profissional é aquele que faz do limão que recebeu ,uma gostosa limonada.
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