O blog tem para mim o intuito de poder cada vez mais conhecer, descobrir, encontrar e viver melhor em essência e equilibrio.
domingo, 20 de março de 2011
FELICIDADE
"FELICIDADE É QUANDO O QUE VOCÊ PENSA, O QUE VOCÊ DIZ E O QUE VOCÊ FAZ ESTÃO EM HARMONIA."(MAHATMA GANDHI)
sábado, 12 de março de 2011
COMO MANTER-SE JOVEM . . .
RECEBI ESTÁ MENSAGEM ATRAVÉS DE UM E-MAIL DE UMA AMIGA. NELA CONTÉM VERDADES...
1. Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura. Deixe que os médicos se preocupem com isso. 2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo. (Lembre-se disto se for um desses depressivos!) 3. Aprenda sempre: Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso. 'Uma mente preguiçosa é oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é Alzheimer! 4. Aprecie mais as pequenas coisas 5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar. E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele / ela! 6. Quando as lágrimas aparecerem Aguente, sofra e ultrapasse. A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios. VIVA enquanto estiver vivo. 7. Rodeie-se das coisas que ama: Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja. O seu lar é o seu refugio. 8. Tome cuidado com a sua saúde: Se é boa, mantenha-a. Se é instável, melhore-a. Se não consegue melhora-la , procure ajuda. 9. Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa. 10. Diga às pessoas que ama, que as ama a cada oportunidade. "As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem."
sexta-feira, 11 de março de 2011
TODO EDUCADOR COMPROMETIDO COM A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
ESTE TEXTO FOI TRADUZIDO POR ROMEU KAZUMI SASSAKI (NÃO ENCONTREI DE QUEM É O ORIGINAL).PORÉM, PENSO QUE ELE É MUITO INTERESSANTE E ÚTIL PARA NOSSO PENSAR E FAZER PEDAGÓGICO, PERANTE UMA POSTURA INCLUSIVISTA.
Todo educador comprometido com a inclusão... Está mais interessado naquilo que o aluno deseja aprender do que em rótulos sobre ele. Respeita o potencial de cada aluno e aceita todos os estudantes igualmente. Adota uma abordagem que propicie ajuda na solução de problemas e dificuldades. Acredita que todos os educandos conseguem desenvolver habilidades básicas. Estimula seus alunos a direcionarem seu aprendizado de modo a aumentar sua autoconfiança, a participar mais plenamente na sociedade, a usar mais o seu poder pessoal e a desafiar a sociedade para a mudança. Acredita nos alunos e em sua capacidade de aprender. Deseja primeiro conhecer o aluno e aumentar a sua autoconfiança. Acredita que as metas podem ser estabelecidas e que , para atingi-las pequenos passos podem ser úteis. Defende o principio de que todas as pessoas devem ser incluídas em escolas comuns da comunidade. Sabe que ele precisa prover suportes ( acessibilidade arquitetônicas, atendentes pessoais, profissionais de ajuda, horários flexíveis etc) a fim de incluir todos os alunos. Está preparado para indicar recursos adequados a cada necessidade dos alunos, tais como:livros,entidades, aparelhos. Sabe que a aprendizagem deve estar baseada nas metas dos alunos e que cada aluno será capaz de escolher métodos e materiais para aprender lições. Fornece informações sobre recursos externos à escola e intermedia a conexão com pessoas e entidades que possam ajudar o aluno na comunidade. Estimula outras pessoas importantes na vida do aluno a se envolverem com o processo educativo. É flexível nos métodos de avaliação, pois sabe que os testes, provas e exames provocam medo e ansiedade nos alunos. Utiliza as experiências de vida do próprio aluno como fator motivador da aprendizagem dele. Indaga primeiro o aluno com deficiência se ele quer partilhar dados sobre sua deficiência e só em caso afirmativo passa essa informação para outras pessoas. É um bom ouvinte para que os alunos possam falar sobre a realidade da vida que levam. Adota a abordagem centrada no aluno e ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades para o uso do poder pessoal no processo de mudança da sociedade.
• BEM VINDO A HOLANDA
HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS FIZ UMA ESPÉCIE DE ADAPTAÇÃO DO TEXTO/MENSAGEM DE "Emily Kingsley", PARA TRABALHAR COM PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU MÚLTIPLA NA REDE COMUM DE ENSINO.
EIS O TEXTO/MENSAGEM QUE SERVE DE REFLEXÃO:
Bem Vindo à Holanda
”Muitas vezes me pediram para descrever a experiência de educar uma criança com deficiência. Então, com o intuito de tentar ajudar as pessoas a compreenderem o que e como é esse tipo de vivência e experiência , exemplifico desta forma: Ter um bebê com deficiência ou então receber uma turma de alunos com alunos com deficiência inclusos para trabalhar durante um ano letivo, é como se você fosse planejar uma fantástica e excitante viagem de férias para a Itália. Você compra livros, roupas, faz planos maravilhosos. Sonha com os momentos incríveis que irá passar em locais como o Coliseu, passear nas gôndolas de Veneza, visitar a Capela Sistina e ver as pinturas de Michelangelo. Até ensaia algumas frases em italiano. Meses de ansiosa espera e chega o momento da viagem. Você pega suas malas, avisa a família e vai para o aeroporto. Depois de algumas horas de vôo, o avião aterrisa suavemente e a aeromoça diz: _Bem vindos à Holanda! - Holanda? O que é isso? Eu não comprei passagem para a Holanda! - Houve uma mudança no plano do vôo. Aqui é a Holanda e é aqui que você vai ficar. A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar.Um lugar diferente. Você logo percebe que deve sair e comprar novos guias que lhe ajudarão. Percebe em seguida a necessidade de aprender uma nova língua com urgência. Conseqüentemente, você irá encontrar também um novo grupo de pessoas. É um lugar diferente, mais lento e menos vistoso do que a Itália. Mas depois de permanecer um pouco no local, você se acalma, respira fundo, dá uma olhada ao redor e descobre encantada que a Holanda tem lindos moinhos de vento, que a Holanda tem campos de tulipa e até Rembrandts e Van Goghs. Mas todos os seus conhecidos estão ocupados indo e vindo para e da Itália, e todos se gabando da diversão que usufruem. E pelo resto da sua vida você vai dizer: - É para onde eu queria ter ido. Foi o lugar que eu planejei. Para alguns essa perda nunca vai passar. Porque para eles a perda de um sonho é realmente muito significante. Mas se você passar sua vida lastimando o fato de não ter ido à Itália, você pode nunca se sentir livre para apreciar as coisas adoráveis e delicadas da Holanda.”
Assim também é com a inclusão da criança com deficiência, se quisermos só trabalhar com as “ditas normais”, com as turmas “homogêneas”, com alunos sem problema, sem dificuldade de aprendizagem... com certeza ficaremos o ano todo reclamando, sofrendo, nos angustiando...Mas, se aceitarmos esse desafio e mudarmos o foco de nosso olhar, vamos perceber o quanto temos a ganhar com isso, o quanto poderemos também aprender,o quanto iremos evoluir , progredir profissionalmente, pessoalmente...Pois , o excelente profissional não é aquele que ensina bem o aluno bonzinho, disciplinado, que tem facilidade em aprender...o excelente profissional é aquele que ensina e faz evoluir o considerado mau aluno, aquele com dificuldades intelectuais, sociais, culturais e emocionais.
O excelente profissional é aquele que faz do limão que recebeu ,uma gostosa limonada.
segunda-feira, 7 de março de 2011
DIA DA MULHER
PARABÉNS A TODAS AS MULHERES QUE COM A LUTA DO DIA A DIA FAZEM A SUA VIDA E A DAS OUTRAS PESSOAS VALER A PENA!!!!
Exercitando meus pensamentos poéticos:
SER MULHER
SER MULHER É QUERER, PODER, FAZER, ESCOLHER, TER, SER... TUDO AO MESMO TEMPO SEM SOFRER. SER MULHER É CRER QUE PARA CRESCER É PRECISO MUITO MAIS QUE VENCER. ÀS VEZES É PRECISO PERDER. SER MULHER É VER ALÉM DOS OLHOS, ALÉM DO CORAÇÃO, DA RAZÃO E DA EMOÇÃO PARA PODER PERCEBER QUE O QUE IMPORTA MESMO É VIVER.
domingo, 6 de março de 2011
QUANDO UM SONHO SE REALIZA
Sonhar com certeza é o primeiro passo para tornar real aquilo que desejamos.
Sou uma pessoa que adora sonhar e faz dos sonhos o combustível para a própria vida.
Tudo o que sou e tenho, realmente , penso que são manifestações concretas dos meus muitos sonhos.
Hoje quero homenagear duas pessoas muito queridas e especiais para mim e por todas as pessoas que tem o privilégio de conviver com elas. Pois, este ano estão tornando real um dos seus sonhos, cursar o ensino superior . Meu maninho Gerri que não se contentou em apenas um, mas dois cursos ao mesmo tempo, PROCESSOS GERENCIAIS e o tão sonhado, esperado e idealizado AGRONOMIA. Parabéns Gerri!!!! Tenho muiiiiito orgulho de ti. Muito sucesso, força e coragem para superar essa imensa carga de responsabilidade associada ao teu trabalho tbm. E a Lisi, minha futura cunhada que também iniciou o curso de LOGÍSTICA, que tudo dê certo e que corresponda as tuas expectativas e necessidades..Parabéns querida!!!
Quando realmente pensamos ser possível, todo sonho vira realidade. Não importa o tempo,a distância, as circunstâncias... se realmente sentirmos a emoção da possibilidade de realizá-lo ele se tornará realidade. Custe o que custar, vai acontecer. Pode acreditar!!!
Assinar:
Postagens (Atom)