O blog tem para mim o intuito de poder cada vez mais conhecer, descobrir, encontrar e viver melhor em essência e equilibrio.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
VENCENDO O PRECONCEITO NA ERA DA INCLUSÃO
Vivemos um novo tempo, com novas idéias, novas formas de pensar e agir. Vivemos o tempo da “inclusão social”. Mas, inclusão de quê? E para quê? Inclusão de seres humanos que por muito tempo viveram na exclusão. Inclusão de pessoas com deficiência, para que estas possam ter seus direitos e deveres de cidadãos que são, garantidos.
No entanto, para que a inclusão ocorra de fato, saia do papel (Política de Inclusão) é necessário que estejamos dispostos a nos despirmos do preconceito que nos acompanha desde muito tempo. Preconceito este que faz com que pensamos que estamos numa condição de “normais”, isto é, sem deficiência.
Porém, se pararmos para pensar notaremos que todos nós somos diferentes em alguns ou vários aspectos, temos também nossas limitações e no entanto, são estas diferenças que nos tornam seres únicos. Por isso, é necessário estarmos primeiramente dispostos a aceitar todas as pessoas como elas são, tratá-las de igual pra igual, aprender com elas, através do convívio, ressaltar suas qualidades, demonstrar confiança, saber falar mas, principalmente ouvir. Perceber que através do convívio com pessoas diferentes nos tornaremos pessoas mais capazes, com mais conhecimento. Pois, existirá a troca de experiências, de saberes, de vivências, de culturas... ampliando assim as nossas potencialidades e possibilidades.
É preciso ainda buscarmos conhecimentos através de leituras, cursos que nos ajudem a romper com o preconceito. E a partir daí ajudarmos outras pessoas a também pensarem e agirem diferente.Como uma corrente: um mostrando e educando o outro poderemos um dia superar o preconceito de vez e sermos todos valorizados não pelas nossas deficiências, mas sim pelas nossas eficiências.
SER SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO
Minha reflexão sobre ser Sal da Terra e Luz do Mundo
Mas o que é ser SAL? Sal é o ingrediente que dá sabor, que não pode ser demais, nem de menos, precisa ser na medida certa. Ser SAL da terra, portanto, é fazer da nossa vida e das demais pessoas valer a pena, ter e dar sabor. Quando a nossa presença é importante, tem valor,isto faz a diferença, nesse momento estamos sendo sal. De que forma? A partir da vivência e prática de valores como o amor, partilha, fraternidade, solidariedade, respeito , perdão, justiça, simplicidade, humildade... em fim fazendo sempre aos outros, aquilo que gostaríamos que fizessem a nós.
E ser Luz do Mundo o que seria? A LUZ é o contrario do escuro.Se estivermos na escuridão e surgir a luz, surgirá a esperança, a alegria da claridade. Portanto, ser luz é transmitir esperança, alegria, energia positiva...É ser exemplo de vida e também fazer a diferença. É ter iniciativa para a prática e a vivência do bem.
Sendo assim, todos podemos, na maneira de cada um, ser SAL E LUZ para si mesmo e para os outros.
domingo, 6 de fevereiro de 2011
MOTIVAÇÃO PARA O SUCESSO
Encontrei um vídeo no you tube com esta mensagem, inspirada no filme Gladiador.
A transcrevi e a estou postando por achá-la muito interessante e de grande reflexão.
Mensagem: Motivação Para o Sucesso
Sucesso, reconhecimento, fama, glória... Muitos de nós lutamos por motivos assim. Mas, não se constrói um bom nome da noite para o dia. É preciso trabalhar muito ainda que haja tropeços e quedas . É preciso superar obstáculos, é preciso ter motivação, perseverar e insistir.
A vida é uma sucessão de batalhas.
Emprego, família, amigos... Todos nós temos estatus atual. E temos também Expectativas com relação ao futuro. No entanto, as reviravoltas do destino nos surpreendem...
Nem sempre dá de só fazermos o que gostamos, mas aquele que gosta do que faz e sente orgulho de fazer melhor ,a cada dia, vai mais longe.
Há momentos agitados, decisivos, em que apenas a boa intenção não basta,. É quando a vida nos cobra coragem, arrojo, criatividade e um inabalável espírito de luta.
A verdade é que os problemas, os revezes ocorrem com maior freqüência do que gostaríamos.
Os tempos mudam, surgem novos desafios, novos objetivos...
Os guerreiros olham nos olhos do futuro sem medo, sem arrogância, mas com a confiança de quem esta pronto para o combate.
Viver é também estar preparado para as situações difíceis.
O modo como encaramos as dificuldades é que faz a diferença.
As vezes nos perguntamos como enfrentar as mudanças radicais que se apresentam diante de nós? Como atuar num novo cenário, onde coisas que fazíamos tão bem precisam ser reaprendidas?
Como lutar sem deixar para trás valores fundamentais? E mais como saber a medida exata a ser tomada a ser tomada no momento certo?
O mais incrível é que justamente diante de situações adversas muitos redescobrem o que tem de melhor, a ética, a amizade, a capacidade de criar novas estratégias fundamentadas na experiência, o talento para promover alianças positivas,o espírito de liderança, a consciência da força que reside no verdadeiro TRABALHO EM EQUIPE. Tudo isso aflora quando as circunstâncias exigem. Quando se sabe que existe um objetivo maior a ser alcançado.Claro que não é fácil abandonar hábitos, costumes, não é fácil adaptar-se a novos meios ou usar recursos aos quais não estávamos familiarizados. Mas, todo guerreiro sabe que pessimismo e insegurança nessa hora só atrapalham. Ainda que a ameaça venha de vários os lados, com agilidade , força e determinação podemos alcançar o resultado. A combinação de energia e inteligência. Assim como o equilíbrio entre a razão e a emoção são fundamentais para o sucesso. É uma sensação extremamente agradável chegar ao fim de uma etapa com a consciência do dever cumprido, e obter a consagração, o respeito de todos, o reconhecimento dos colegas e a admiração das pessoas que amamos, ouvir o próprio nome com orgulho. Aquele orgulho de quem viu nos obstáculos a oportunidade de crescer, o orgulho de quem soube enfrentar as turbulências da vida e vencer. O orgulho de ser um vencedor que não abriu mão de seus valores fundamentais.
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
VALORES/CARACTERÍSTICAS PARA SERMOS E DESENVOLVERMOS MELHOR NOSSO TRABALHO
1. AUTOCONHECIMENTO: conhecer-se a si mesmo.
“Conhecer aos demais é ciência conhecer a si mesmo é sabedoria.”
(Provérbio Chinês)
2. SIMPLICIDADE: agir com moderação sem ostentações.
“Não é rico que mais tem , mas quem menos necessita”
( Thirso de Molina)
3.SENSIBILIDADE: perceber além das aparências, tocar-se com as situações.
“O que não quer para você, não faça para os outros.”
(Hillel)
4.OTIMISMO: olhar de forma positiva a realidade.
“Só sabe ser feliz, quem sabe ser feliz em tudo.”
(Confúcio)
“Otimismo é uma opção.”
5. AUTOCONTROLE: capacidade de dominar suas reações.
“Ninguém é livre se não pode dominar a si mesmo.”
(Pitágoras)
6. AMABILIDADE: agir de forma respeitosa, gentil, afetuosa...com os semelhantes.
“Podemos pagar um empréstimo com ouro,mas sempre estaremos em dívida com aqueles que foram amáveis conosco.”
(Autor Desconhecido)
7. DISCIPLINA: determinação e persistência para alcançar seus objetivos e propósitos.
“Apostar na disciplina é apostar no êxito.”
(Autor Desconhecido)
8. SENTIDO CRÍTICO: saber julgar com exatidão, distinguindo o correto e o incorreto.
“ O imbecil nunca aprende com seus erros, o inteligente aprende com seus erros, o sábio aprende com o erro dos outros.”
(Autor Desconhecido)
9. CURIOSIDADE: querer saber, descobrir o por quê de tudo.
“ A curiosidade nos impulsiona ao aprendizado.”
10.HIGIENE MENTAL: são as ações que fazemos para evitar preocupações e sofrimentos inúteis.
“ Somente devemos ter medo do medo.”
(Roosevelt)
11.PRODUTIVIDADE: obter êxito máximo em tudo que realiza pelo esforço próprio.
“Nem todo mundo colhe, mas nunca alguém colherá se não semear."
(Ditado Popular)
12.AUTOCRÍTICA: pelo autoconhecimento reconhecer os próprios erros sem culpar outros. Ter esforço para corrigi-los.
“Acusar os demais das próprias desgraças é falta de educação; acusasr a si mesmo significa que a educação começou.”
(Epíteto)
13. REFLEXÃO: ato de análise e introspecção interior, ato de pensar.
“O que move o mundo não são as máquinas, mas sim as idéias.”
(Victor Hugo)
14.INICIATIVA: capacidade de antecipar-se na realização de ações.
“Não espere um momento oportuno: crie-o.”
(Orison Switt Marden)
15. HIGIENE CORPORAL: medidas preventivas para obter saúde e bem estar.
“Se os médicos falharem, procure estes três: espírito alegre,descanso e comida moderada.”
(Aforismo Medieval)
Se colocássemos em prática estes 15 itens realmente nossa qualidade de vida seria refletida em todos os setores da mesma.
BASEADO NO LIVRO:
VALORES PARA CRESCER
Autores: Esteve Pujol i Pons
Freda Cutchet Mercader
Resumo feito por: Tania Regina R.M.Cadorin
Em: 02/02/2011
Assinar:
Postagens (Atom)